A Associação de Pós-Graduandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (APG-ITA) é a entidade representativa dos pós-graduandos e pós-graduados pelo ITA.

São pós-graduandos pelo ITA os alunos regularmente matriculados nos seus programas de pós-graduação (Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado).


 

Estatuto Social

A Associação de Pós-Graduandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (APG-ITA), instituída em 23 de junho de 1995, é uma entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, apolítica e de duração indeterminada.

Conheça o Estatuto da APG

 

Objetivos

  • Estimular a pesquisa e o desenvolvimento no campo da tecnologia avançada, da ciência e do ensino;
  • Estimular a formação, a especialização e o aperfeiçoamento de recursos humanos;
  • Incrementar o intercâmbio de especialistas e de material didático;
  • Prestar assistências técnica e administrativa;
  • Manter cooperação com centros de estudos, pesquisas, entidades nacionais e estrangeiras, públicas ou privadas.

 

História da APG

Em 27 de Abril de 1995, com o objetivo de representar o crescente número de pós-graduandos, foi criada a APG-ITA. A entidade foi baseada nos modelos existentes em outras faculdades, mas logo se tornou referência no Brasil, pois trabalha de forma profissional na busca de ações pragmáticas que auxiliem os pós-graduandos.

A APG-ITA reconhece a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) como entidade legítima de representação dos pós-graduandos em nível nacional.

Além de unir os colegas e representar os pós-graduandos das discussões acadêmicas do ITA, a APG-ITA também partiu para executar projetos de pesquisa e cooperação com o setor privado. São alunos e professores quem executam esses projetos de pesquisa, recebendo bolsas, gerando publicações e trazendo equipamentos para os laboratórios do ITA. Para gerenciar os projetos, em 2008 foi criada a FUNDAÇÃO APG (FAPG).