As Normas para os alunos que ingressaram no Mestrado, Doutorado e Mestrado Profissional a partir de 2013 sofreram alterações. Além disso, cada programa de pós-graduação pode exigir requisitos adicionais para a conclusão de curso, com a submissão ou publicação de artigos.

Para efeito de prazos, o ITA considera que o primeiro período letivo do ano se encerra em 31 de agosto do mesmo ano e o segundo se encerra em 31 de janeiro do ano seguinte. Se estiver concluindo a tese, o aluno pode requerer ao CPG a extensão do prazo máximo de conclusão do curso por mais 1 período.

É obrigatória a matrícula todo semestre e, se não for cursar disciplina, é necessário matricular-se em Tese. A matrícula em Tese (disciplina 500) é obrigatória a partir do 3º período.

O aluno pode cancelar matrícula no máximo uma única vez em todas as disciplinas em um período. O cancelamento de matrícula em disciplina de Pós-Graduação pode ser feito uma única vez por disciplina, dentro do prazo estabelecido pela IP.


Mestrado

Para concluir com êxito o curso de Mestrado, o aluno deve obter, no prazo mínimo de 2 e máximo de 5 períodos letivos:

  • Contagem de créditos aprovada, com um mínimo de 18 créditos (atribuídos pela comissão de contagem de créditos), média mínima de 7,5 em disciplinas 2xx cursadas no ITA e aprovação nas disciplinas obrigatórias de sua área de concentração. É exigida sempre uma frequência mínima de 85% nas aulas.
  • Aprovação no exame de língua inglesa, até o final do 2º período.
  • Aprovação no exame de dissertação por parte da banca examinadora.
  • Aceitação da versão final da dissertação por parte do orientador e do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa nos prazos estipulados pela banca examinadora da dissertação.
  • Caso o aluno queira ter um coorientador, o prazo máximo de cadastro é o fim do 3º período

Doutorado

Para concluir com êxito o curso de Doutorado, o aluno deve obter, no prazo mínimo de 4 e máximo de 9 períodos letivos:

  • Contagem de créditos aprovada, com um mínimo de 27 créditos (atribuídos pela comissão de contagem de créditos), média mínima de 7,5 em disciplinas 2xx cursadas no ITA e aprovação nas disciplinas obrigatórias de sua área de concentração. Dos 27 créditos, até 15 créditos podem ser atribuídos ao título de Mestre. É obrigatório pelo menos 3 créditos por publicações em periódicos.
  • Aprovação no Exame de Qualificação até o final do 6º período letivo.
  • Submissão de artigo completo para periódico indexado, em co-autoria com o orientador, sobre um assunto relativo à Tese, segundo critérios especificados pelos programas de pós-graduação.
  • Aprovação no exame de tese por parte da banca examinadora.
  • Aceitação da versão final da tese por parte do orientador e do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa nos prazos estipulados pela banca examinadora da tese.
  • Caso o aluno queira ter um coorientador, o prazo máximo de cadastro é o fim do 5º período

Normas Reguladoras da Pós-Graduação (2013)