Como a APG representa os alunos do ITA

A APG-ITA representa os alunos de pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado).

Os Diretores Acadêmicos da APG discutem assuntos acadêmicos juntamente com os professores no CPG e na Congregação do ITA. Conheça a Diretoria da APG clicando aqui.


Congregação do ITA

(2 representantes da APG, reuniões da cada 2 meses)

A Congregação é o órgão máximo do ITA e é presidida pelo Reitor. Participam da Congregação do ITA os professores coordenadores de curso, 2 alunos da pós-graduação (APG) e 2 da graduação (CASD). A Congregação do ITA discute novas regras, mudanças curriculares e criação de cursos.


Conselho de Pós-Graduação (CPG)

(2 representantes da APG, reuniões da cada 2 semanas)

Além do Pró-reitor de Pós-Graduação, participam do CPG os coordenadores de cursos da pós-graduação. O CPG discute as regras e mudanças acadêmicas, nomeia as Bancas de Tese e eventuais desligamentos de alunos. São convidados os 2 Diretores Acadêmicos da APG para representar os alunos.


Associação Nacional (ANPG)

A APG-ITA reconhece a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) como entidade legítima de representação dos pós-graduandos em nível nacional. A ANPG promove encontro das APGs e discussões sobre os temas da pós-graduação brasileira.


Eventos e Divulgação Científica

A APG ajuda anualmente na organização de diversos eventos:

  • Encontro de Verão de Física do IT
  • Workshops do CCM-ITA
  • Formatura da Pós-Graduação do ITA
  • SIGE – Simpósio de Aplicações Operacionais