A Disciplina Consciente, é o código de ética dos alunos e professores do ITA, que permite, entre outras coisas, a confiança mútua e a execução de trabalhos e provas sem a fiscalização dos professores.

De difícil definição devido aos seus aspectos subjetivos, consiste no entendimento, conscientização, discernimento, vivência e prática das normas vigentes, sem necessidade de fiscalização ostensiva.

Como evidentes vantagens:

  • Confere muita liberdade aos alunos e fortalece seu senso de responsabilidade
  • Há aumento de eficiência em função da confiança existente
  • Cria condições para que o professor tenha uma ideia real do desenvolvimento discente

Comissão de Disciplina

A Comissão de Disciplina (CD) é o órgão da APG-ITA responsável pelas orientações ética e disciplinar das atividades dos alunos de pós-graduação do ITA.

A CD compõe-se de 06 (seis) membros eleitos conjuntamente com a diretoria da APG-ITA e possui um Regimento Interno que regulamenta todas as suas atividades.


Adoção da DC na Pós-Graduação do ITA

Em 22 de junho 2009 foi realizada a Assembléia Extraordinária da Associação de Pós-Graduandos do ITA (APG-ITA) com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (IP) onde foi aprovada por maioria presente a adoção da Disciplina Consciente (DC) na Pós-Graduação do ITA (PG) e instituída uma Comissão de Disciplina composta pelos Pós-Graduandos de vários programas (veja a moção a ata da reunião).

Este fato é marco inicial para consolidação da Disciplina Consciente nos próximos anos na Pós-Graduação do ITA. Outras ações deverão ser articuladas, tais como implantação de mecanismos de disseminação da DC por parte dos alunos veteranos da PG, Professores e Orientadores de PG e atividades de integração entre alunos calouros e veteranos da PG e Graduação com vistas a criação de uma identidade no corpo discente do ITA.