Abaixo, um conjunto de dicas para os alunos da Pós-Graduação, principalmente os alunos ingressantes:

Guia do Aluno (2013)

Manual de Facilidades do DCTA (2007)


 

Perguntas Frequentes

No ato da matrícula o aluno deve preencher a solicitação do crachá (novo ou renovado) e caso tenha carro preencher o cadastro (dependendo pode ser o mesmo formulário do crachá) do veículo para receber um cartão com o número do carro para ser afixado no interior do carro. Após preencher a solicitação (crachá e carro), deve aguardar sair o número do protocolo para, então, poder se dirigir à SIDOM e fazer o crachá. O tempo de sair o protocolo é de pelo menos 15 dias, consulte na secretaria da pós-graduação se o protocolo já foi emitido e anote o número. Atualmente (2013), a taxa do crachá é de R$ 5,00, porém informe-se se esse valor é ainda válido. Caso você queira utilizar uma bicicleta como meio de locomoção, deve-se obter uma carteira para ela no Batalhão de Infantaria da Aeronáutica – BINFA. Essa carteira é necessária para entrar e sair do DCTA com a bicicleta. Para isso, você vai ao BINFA com o crachá e a nota de compra da bicicleta. A nota é opcional, caso você não a tenha mais, eles fazem um termo de propriedade na hora.

A secretaria da pós-graduação se localiza no andar térreo do último prédio do conjunto de prédios da reitoria. A secretara da computação se localiza no andar térreo do prédio da Divisão de Eletrônica e Divisão de Ciência da Computação, fica ao lado do auditório Prof. Celso Renna. A Secretária da Engenharia Eletrônica é no andar superior, no segundo corredor a esquerda, próxima da cantina.

Local para morar é algo pessoal. Se você gostaria de se locomover para o DCTA caminhando ou de bicicleta, os bairros mais recomendados seriam: Vile Betânia, Vila Maringá, Vila Ema, Vila Adyanna, Jardim São Dimas, Vila Letônia e região. Se quiseres opções onde o carro seria sua opção de locomoção, além dos citados acima, incluem-se: Jardim Satélite, Floradas de São José, Jardim Oriente, Jardim das Industrias e região. Uma dica é ver estes locais no Google Maps.

No ITA está localizada a biblioteca central. Para o aluno ter permissão de retirar livros, ele deve realizar o cadastro na biblioteca. Para se cadastrar na biblioteca são necessários os seguintes documentos para os alunos da pós-graduação: crachá e documento de identidade Após fazer o seu cadastro, informe-se na biblioteca sobre o acesso do sistema pela Internet, que permite realizar reservas, renovações, entre outros serviços.

Existem restaurantes dentro do campus do DCTA que são o Restaurante do COCTA, Byllas e o Rancho (H-13 ou H-15). Para a entrada no rancho é necessário a compra do ticket (R$ 4,00) com dois dias úteis de antecedência e crachá do DCTA.

Caso opte por se alimentar fora do DCTA as opções podem ser os restaurantes do INPE, Tropical (Vila Adyanna), Churraskilo (Vila Adyanna, Vila Betânia), Lotus (Vegetariano, fica na Adhemar de Barros), Caldinho São Dimas (praça da Catedral de São Dimas), Conciência (Vegetariano, fica na José Longo), Trairão, entre outros.

Para obter uma conta de e-mail e um espaço para página pessoal, dirija-se à Divisão de Serviço de Informática – IAI (http://www.iai.ita.br) e solicite o formulário. Após devolver o formulário ao IAI, eles irão solicitar um prazo para criação da conta, normalmente 48 h. Assim que expirar o prazo, dirija-se ao IAI e se informe sobre sua conta. Inscreva-se na lista dos alunos de pós-graduação para receber notícias e trocar informações com outros alunos.(http://groups.google.com/group/posgrad-ita )

Verifique a disponibilidade de mesa e de bolsas com o coordenador da sua área.

Verifique os detalhes de configuração junto ao IA-TI. O endereço de IP vai depender de qual sala o usuário se encontra.

O acesso aos periódicos da CAPES ocorre por meio de validação do endereço IP. Caso você esteja conectado a rede ITA (com/sem fio), já possue acesso aos artigos. Consulte a página dos Periódicos para ver quais anais ou revistas estão disponíveis.

Consulte a página do QUALIS/CAPES http://qualis.capes.gov.br/webqualis/.

A APG fica localizada dentro do Centro de Competência em Manufatura (CCM).O CCM fica no andar térreo do prédio da Eletrônica e Computação.

Links Úteis

ITA – www.ita.br

Biblioteca Central DCTA – www.bibl.ita.br

PÓS-GRADUAÇÃO – www.posgrad.ita.br

DCTA – www.cta.br

INTRANET DCTA – intranet.cta.br (classificados, cta no ar, horários do rancho, facilidades do campus DCTA)